sábado, 27 de novembro de 2010

"Demorô" no Rio 40 graus

"Demorô" com este termo utilizado pelos cariocas começo o meu post, pois realmente demorou e muito para que os olhos das autoridades se abrissem para que todos os meios fossem utilizados no combate à esse verdadeiro câncer que são as drogas.
Já não era tempo de tomarem uma atitude, pois esta guerra já estava declarada à anos e só as autoridades e os hipócritas não viam a real situação que não só o Rio mas toda uma Nação está passando nas mão dessas bestas à serviço do tráfico de drogas.
Bom pelo menos agora espero que o estado, isto no sentido geral, assuma o seu real papel de tomar conta da população pois estas operações iniciaram um marco na vida nacional.
A população em muitas situações está mostrando a sua vontade de viver em paz e harmonia pois o povo carioca é festeiro e alegre não merece aquela escória dominando o Rio de Janeiro.
Na verdade este é um marco divisor entre uma guerra silenciosa, mas declarada e sem apoio e uma guerra real com o intuito de se não acabar com o tráfico pelo menos vamos instaurar o Estado de Direito e os organismos institucionais e governamentais nas comunidades cariocas, o apoio populacional e uma melhora no ânimo (animmus) dos agentes de segurança pública que estão vendo o apoio da população.
Muito se ouviu dos "entendidos em segurança", e isso à poucos dias atrás, comentarem que a utilização do aparato federal das Forças Armadas com seus agentes não seria viável pois seria somente por uma determinado momento e de nada adiantaria, realmente se não for dado continuidade na presença do Estado e das instituições na vida das comunidades.
Pelo que lembro quando estudei a Metodologia das Operações de Defesa Interna, todos os organismos sejam eles federais ou estaduais deveriam ser empregados em situações de emergência fossem elas quais fossem, isso inclui o combate ao terrorismo, catástrofes.
Na época o inimigo ainda era considerado algo como os movimentos "socialistas" ou comunistas, entenda-se como quiser, isso já dentro de uma nova contextualidade política, pois não sou dos anos de chumbo apesar de ter nascido na época .
Mas o por que tanto essa relutância em se utilizar dos meios existentes como as próprias FA's e seus equipamentos, já que a própria constituição em seu Artigo 147 prevê a utilização destas ferramentas, nossas forças são bem adestradas e possuem expertisse em campo já que muitas unidades estiveram recentemente no Haiti.
Lá combateram principalmente em Cité Soleil, uma grande favela de Porto Príncipe onde nem mesmo outras unidades militares, inclusive da ONU, atraveram-se a invadir.
Existem ainda outras grandes unidades como a Brigada de Operações Especiais ou ainda a 11ª Bda de Inf Lv que está sendo preparada como embrião da futura Brigada de Operações de Garantia de Lei e da Ordem.
Mas nossa fronteiras estão escancaradas e após esta situação de emergência nossas FA's deverão ser utilizadas na sua função principal que é a de proteger nossas fronteiras e juntamente com a Abin, PF, PRF ReceitaFederal entre outras deverão "selar" as fronteiras do Brasil para que nada entre e nada saia sem que seja fiscalizado, difícil é mas não impossível.
Pois armas, drogas, madeiras, ouro, veículos roubados e até pessoas transitam livremente sem que nada seja feito para barrar essa enxurrada de ilícitos.
Melhor classificando nossas fronteiras são uma terra sem lei onde tudo e todos vão e vem. Nossas instituições de segurança não possuem um cadastro unificado de cidadão de bem ou de criminosos. O modus operandi quase nunca é atualizado ou reciclado, os policiais muitas vezes não passam por atualizações e treinamentos, carecem de apoio e equipamentos ou quando os tem e fazem uso dos meios necessários não tem apoio de seus superiores, da sociedade ou pior a imprensa mancha o nome de toda uma instituição em vez de tentarem descobrir o por que algo aconteceu.
O pensamento babaca e hipócrita ainda impera no Brasil mas isso está mudando e pasmem que não é obra do PT e muito menos da Exma Srª presidente eleita, já que tudo que era realizado era obra dela, mas sim de toda uma conscientização do bravo povo brasileiro.
Na verdade hoje vemos que de forma coordenada essas forças federais em conjunto com os organismos estaduais de segurança pública podem e devem serem utilizadas em conjunto, mesmo que de forma logística ou operacionais, nos mostrando que é possível, parafraseando o Exmo. Sr Presidente estadunidense Barak Obhama mas com uma simples adendo - "Sim nós podemos e faremos melhor. ", mostramos ainda que a união e a dedicação de pessoas que gostam do que fazem se empenhando em cumprir a missão a vida no Brasil será bem melhor.
Todas as as ações estão sendo acertadas pois de forma minuciosa tiveram o planejamento coordenado com todos os envolvidos.
Os parentes e associados dos traficantes foram indiciados, seus bens bloqueados pela justiça, ou seja realmente todos os meios foram utilizados. Espero que essa lavagem de dinheiro toda que é feita seja barrada.
Pois como disse no filme o Cel. Nascimento o sistema é muito maior que imaginamos e reintero que nada vai adiantar se não fizermos algo contra essa nojeira toda. Arma se repõe, novos soldados do "soldado do tráfico" são convocados, drogas é mais fácil ainda, território um pouco mais difícil pois eles podem migrar, agora o combate mais complexo estará por vir, já que os integrantes de farda ou terno e gravata ainda estão soltos e esses em "costas largas".
Bom desta vez as ONG's ou ainda a inerte OAB não "meteram o bedelho" ou deram os seus "palpites furados" e sem fundamentos.
Falando em combates eles nos mostraram que não adianta comprar mais veículos, motos ou blindados do tipo Pacificadores, pois é este o real nome dos Caveirões que na verdade são umas espécie de carro forte um pouco melhorado se não modificarem também essa "burrocracia" que deve muito interessar aos corruptos.
Nossa indústria possui tecnologia suficiente inclusive para fazer algo bem melhor que isso pois são viaturas até certo ponto blindadas mas com deficiências bem clara, obsoletas, grandes demais para o tipo de "vielas" em que operam, de certa forma pesadas e com a tração 2x4 onde em algumas situações já colocou os policias em maus lençóis entre outros detalhes técnicos. Do primeiro Pacificador para estes últimos melhoraram alguma coisa mas ainda não são o modelo ideal.
Infelizmente a "burrocracia" ainda impera, pois o CORE da Polícia Civil do RJ foi impedida inclusive de comprar equipamentos e alguns armamentos mais específicos.
Não vamos esquecer de cobrar do "Estado", seja ele em qualquer de seus escalões, melhores escolas e métodos de educação, saúde, saneamento básico, melhorias nas moradias, lazer, segurança e ainda a real aplicabilidade das Leis pois assim essas ratazanas saberão que existe um Estado de Direito Constituído e não um estado de baderna onde todos faziam o que queriam e os maus fugiam para cá pois nossas leis eram fracas, até nos filmes e seriados éramos conhecidos como o paraíso dos ladrões e mau feitores.
Essas ratazanas nojentas e covardes nem tiveram peito para enfrentar os agentes públicos e ao menor indício da subida das tropas na Vila Cruzeiro saíram correndo como ratazanas em uma enchente com medo e abandonando inclusive seus comparsas que eram atingidos para trás.
Existem diversas facções sendo que uma delas conhecida como "os amigos dos amigos", mostra bem o tipo de amizade que existe nesse meio, pois Amigo mesmo não deixa outro para trás ferido e morrendo. Poderia citar algumas pessoas as quais eu realmente considero amigas e sei que posso confiar minha vida, meu Pai, minha Mãe, minha Esposa, os colegas de caserna Sartorato e White entre outros com os quais tive a honra de servir ou ainda conhecer durante a minha vida. Citei estas pessoas apenas para os que lerem este post por completo entendam o real sentido de gratidão, amizade, lealdade, companheirismo e apreço.
O que está faltando no Brasil de hoje é respeito aos Símbolos Nacionais, às Leis, à Família e aos verdadeiros Amigos.
Devemos dedicar momentos aos nossos pois antes que estranhos tomem o espaço que deveria ser preenchido por um Pai, uma Mãe, um Irmão, um Amigo ou alguém que realmente nos fará e nos manterá do lado do bem.
Vamos aplaudir esses bravos heróis que muitas vezes deram seu sangue e suor para tentar melhorar uma situação que estava incrustada na vida, não só do carioca, mas no Brasil inteiro.
Mas vamos aplaudir também toda "essa gente bronzeado" que está mostrando o seu valor e apoiando as operações ou denunciando de maneira honrosa algumas dessas ratazanas e suas tocas, melhor vamos aplaudir a criança de apenas 8 anos de idade que foi covardemente baleada por idiota que o mandou "tocar" fogo e essa criança se negou a cumpri a ordem desse traficante que o covardemente disparou sua arma contra a perna. Ou ainda a senhora que entregou o próprio filho à Polícia em vez de esconder ele.
Quero ver se ele é macho mesmo para enfrentar os agentes públicos.
Na época em que o primeiro filme Tropa de Elite foi lançado muitos chamavam o Capitão Nascimento de brutalhão, idiota, falso moralista, máquina de violência gratuita entre outros adjetivos congêneres, mas na verdade o filme foi um sucesso pois lá no fundo de nossos egos algo estava mudando. Quando lançaram este segundo filme a população brasileira mostrou, mesmo que de forma velada, um sentimento de necessidade de mudança no cenário nacional, tanto é que o filme está sendo um sucesso pois nossa Nação está ávida de verdadeiros heróis, assim como esse menino de 08 anos que se opôs à ordem desse monstro.
Não estou aqui fazendo apologia à violência desenfreada por agentes públicos, pois não é essa a real função, mas uma palavra ficou no meu pensamento esta semana e foi proferida por um integrante do BOPE, pois só cabe à Deus dar o perdão aos traficantes, mas caso eles queiram se encontrar com o criador, caberá à nós promover esse encontro.
Não adianta ficar reclamando então vamos nós todos, reintero todos os brasileiros de bem sair das nossas "zonas de conforto" ou melhor das nossas tocas e fazer a nossa parte, não é só doar uma esmola e achar que já fizemos a nossa parte, vamos sim chamar a atenção do fura fila, do que joga lixo nas ruas, do que não separa o lixa e ainda melhor vamos denunciar todos e quaisquer atos de vandalismo, atos de corrupção e demais atos ilegais, vamos sempre que soubermos de um ponto de venda de drogas ligar para o 181 ou outros números e denunciar os traficante, o vendedor de DVD's piratas, o ladrão e seja lá a ratazana que sabemos onde está e não denunciamos, pois todos nós somos culpados desta situação e coniventes ao nos omitir.
Pois de que adianta os agentes públicos terem colocado suas vidas em risco nessa mega operação e daqui algum tempo os nossos governantes deixarem de cumprir sua principal missão de prover os meios para uma vida melhor da população, a população deixar de denunciar o ladrão, o traficante e o policial corrupto e tanto suja o nome de uma instituição tão carente de reconhecimento, dignidade e respeito ou ainda.
Vamos utilizar uma frase tão conhecida e utilizada pelos marginais mas desta vez de forma inversa - "Perdeu malaco otário".
Lembrem não cometam atos ilícitos, denunciem e reclamem os seus direitos pois só com uma sociedade consciente e educada é que vamos construir uma Nação forte e unida.
Parabéns aos agentes públicos que estão cumprindo a missão com afinco, dedicação e lealdade, parabéns aos governantes que saíram da toca e resolveram colocar a trabalhar, parabéns aos juristas que resolveram aplicar a Lei na sua forma mais pura mas vamos dedicar uma parabéns especial aos povo carioca que mostrou a sua coragem. Brasil esquentais vossos pandeiros que nós queremos sambar e viver em paz e harmonia.
Cada um fazendo a sua parte, agindo dentro da legalidade, para iniciar comece cuidando e melhorando sua vida no seu quintal e ajudando o seu próximo, assim verás que a vida começará de forma crescente e natural vai melhorando e ficará menos difícil a cada passo.
Vamos utilizar um refrão do hino da proclamação de república que bem contextualiza este momento:
"Liberdade, liberdade abra as asas sobre nós....."
Bom vejam a balanço das apreensões
Relatório da Polícia Civil consolidou resultados até quinta-feira (2)

Dicas importantes para uma vida melhor e digna:
Respeite a Instituição Familiar, as Leis e os Símbolos Nacionais;
Separe o seu lixo (reciclável x orgânico);
Não compre pirataria;
Denuncie corruptos, ladrões e traficantes;
Não maltrate os animais;
Ajude alguém ou alguma instituição e
Dedique-se com afinco ao seu trabalho e algum hobby.
Com estas simples dicas verás que a vida é muito melhor.
Para todos Força, Honra e Lealdade

4 comentários:

  1. Que Deus abençõe a cada um dos militares empenhados nessa "limpeza".
    Espero que possamos ter confiança na Segurança tão desacretida até então.
    A população clama por uma vida melhor, longe da violência, fruto do tráfico que se tornava intocável!
    Parabéns Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo e acredito que nós, somos também, co-responsáveis pela paz, também naquele estado...

    ResponderExcluir
  3. Demorô, mas li rs
    Concordo com teu texto. Infelizmente, ou será felizmente?, essa situação poderia ser remediada. Como conseguimos enxergar isso devemos esse conhecimento para impedir que se repita. Investir em educação e numa reestruturação da forma de como vemos nosso país. Graças a uma política econômica continuada temos condições de comprar bens materiais, mas isso deve ir além. O Brasil pode continuar um povo festeiro, alegre e mesmo assim acabar com o jeitinho brasileiro. Todos nós temos nossas falhas, mas temos que colocar a culpa em fatores externos e admitir nossa própria responsabilidade sobre o futuro do país e de nossas própria vida.
    Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  4. Demorô, mas li rs
    Concordo com teu texto. Infelizmente, ou será felizmente?, essa situação poderia ser remediada. Como conseguimos enxergar isso devemos esse conhecimento para impedir que se repita. Investir em educação e numa reestruturação da forma de como vemos nosso país. Graças a uma política econômica continuada temos condições de comprar bens materiais, mas isso deve ir além. O Brasil pode continuar um povo festeiro, alegre e mesmo assim acabar com o jeitinho brasileiro. Todos nós temos nossas falhas, mas temos que colocar a culpa em fatores externos e admitir nossa própria responsabilidade sobre o futuro do país e de nossas própria vida.
    Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir