quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ame o que você é e respeite o seu próximo!




Corte a minha pele e a cor do meu sangue será como a de qualquer pessoa, que diferença fará a cor da minha pele.
Será que a minha dor é maior ou menor, pela cor da minha pele, será que somos tão fúteis que damos valor a camada mais superficial que temos.
Você é racista? Feche a sua mão e olhe-a de lado na divisão que tem na lateral da sua mão é totalmente branca? No Brasil eu duvido, somos um país altamente miscigenado.
Poucos países no mundo tem essa rica interação de diferença de raças.
Não seja cruel de achar o diferente detestável, não somos como bonecos feitos em fábricas. Ame o que você é e respeite o seu próximo.

"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena e/ou do negro."
Gilberto Freire


"O fato seria real. Teria acontecido em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres. Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- Qual o problema, senhora? - perguntou a comissária.
- Não está vendo? - respondeu a senhora. - Vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra poltrona!
- Por favor, acalme-se! - disse a aeromoça. - Infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou. Temos apenas um lugar na primeira classe.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continuou:
- Não se permite que um passageiro da classe econômica se acomode na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
- Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois destinamos para o senhor um lugar na primeira classe.
E todos os passageiros que assistiam à cena começaram a aplaudir, alguns de pé."
***
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." 

Martin Luther King


Nenhum comentário:

Postar um comentário