quarta-feira, 14 de julho de 2010

Um engima chamado ENEM




Um enigma chamado ENEM
ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sigla tão conhecida por nossos jovens e até mesmo causadora de um escândalo, mas qual é a real função desse teste, ou melhor, exame .
Criado em 1998 pelo governo do Exmo. Sr. Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de avaliar e melhorar o sistema de ensino brasileiro através de 63 questões divididas em 4 competências aplicadas no cotidianos, na época como o objetivo do exame não era "peneirar" ou selecionar candidatos não haviam "pegadinhas", um erro pedagógico muito comum e aplicado nos sistema de seleção.
Com o passar dos anos o exame sofreu transformações e sua nota começou a ser aceita como fator de ingresso às faculdades e universidades.
Bom mas o motivo que me trás a postar é que como todo bom brasileiro imagino que nesta sexta feira à noite o site do INEP estará congestionado, pois muitos deixarão para se cadastrar na última hora, parte de uma infeliz cultura nacional, assim como tantas outras que devem ser "derrubadas" .
Espero que este ano escândalos como furto de prova não ocorra e nossos estudantes venham a mostrar uma melhora consistente nas notas.
Não quero ser mal interpretado mas sou contra cotas raciais, claro alguns erros do passado devem ser corrigidos, mas o por que devemos continuar com essa política de cotas raciais e auxílio bolsas se na verdade a educação de base e a disciplina de nossos jovens é que está em falta.
Devemos salientar que apesar de nossa Nação existirem algumas instituições públicas de excelente qualidade e de referência, como os colégios militares ou ainda exemplificando o Colégio Estadual do Paraná, mas no geral as escolas públicas são deficitárias na formação de seus alunos.
E ainda querem cobrir o sol com a peneira criando bolsas e cotas raciais.
Nestes dias uma notícia me entristeceu muito ao saber que o nosso Exmo. Sr. Presidente da República o Sr Luis Inácio da Silva, sim pois devemos parar com essa mania nacional de adicionar apelidos ao nomes pessoais, resolveu criar uma universidade pública no nordeste brasileiro, local tão desprovido de educação, não de recursos, pois como disse uma professora em minha e de constatação pública que o real problema do "sertão" nordestino não é a seca e sim educação, mas pasmem essa universidade recém criada destinará 50% de suas vagas à cidadão do continente africano, onde na verdade deveríamos estar destinando recursos para a melhoria da educação aqui dentro do Brasil melhorando ainda mais a educação de base.
Ressalto, não sou contra essa idéia de pseudopotência brasileira e muito menos em desfazer os erros do passado mas deixar de investir realmente na educação aos necessitados e melhorias nas condições de trabalho dos verdadeiros heróis nacionais, os professores, pois sem investimentos adequados e que realmente venham a ser utilizados de forma correta e sem desperdícios nunca chegaremos à posição de potência.
Falando em professores, essas sim são pessoas que deveriam merecer a nossa admiração já que trabalham com "crianças" e jovens formando os cidadãos do futuro, mas que cada vez mais estão mal educados e desprovidos de senso de respeito e disciplina.
"Crianças" essas que a cada ano mais cedo cometem crimes, entram para o tráfico de drogas e acham que a família e as instituições nacionais não merecem respeito, escondem-se atrás do ECA que por sinal este ano completa 20 anos de introdução e na verdade só veio "defender" os maus jovens, já que a sua real função era proteger as crianças que ainda continuam trabalhando nas esquinas, com alto índice de evasão escolar e sendo abusadas.
Mas infelizmente os jogadores de futebol, artistas e cantores de bandas emaconhados e cultuadores dos maus exemplos é que acabam virando os exemplos e heróis da juventude.
Faltando um pouco mais de senso de dever e honra
Bom pelo menos ainda temos instituições escolares de exemplo e que forma realmente cidadãos de bem.
Em nossa sociedade possuímos exemplos latentes de que o nível social, grau de estudo e o nome de família formam o caráter de um cidadão, juntamente com o egoísta e a falta de respeito ao outro associada com uma rede de formação cultural deficitária e leis absurdas, é espero que tenhamos uma saída pois senão nossa sociedade chegará à um ponto sem retorno.
Bom espero que o ENEM ajude pelo menos ajude a identificar e melhorar os erros cometidos na educação dos jovem brasileiro.
Não esqueçam pois as provas serão realizadas dias 6 e 7 de novembro, com início às 13:ooh, horário de Brasília.
Reintero que as inscrições encerram amanhã, sexta feira dia 16 de julho às 23:59h,



Nenhum comentário:

Postar um comentário