terça-feira, 6 de julho de 2010

Para finalizar a saga da Pátria de Chuteiras


Prezados amigos, vou finalizar de vez este assunto de copa do mundo antes que caia no esquecimento. Existem muitos problemas nesta pátria de chuteiras, recentemente muito me entristeci ao ver as cenas de brasileiros que se consideravam patriotas só porque estavam torcendo para seleção brasileira de futebol e após a sua desclassificação jogam fora ou guardam sem o maior respeito os adereços e bandeiras nacionais. Isso somente porque um time de futebol foi desclassificado em uma competição desportiva.
Posso até ser chamado de antipatriota, mas não é dessa forma que pretendo demonstrar o meu patriotismo, mas sim nas ações diárias agindo de forma honesta, educada e evitando aplicar a velha Lei de Gerson não ganhando vantagens sobre outras pessoas para me dar bem na vida.
Estes dias mesmos vi até mesmo um cidadão utilizando um conjunto de terno e gravata nas cores verde e amarela.
E agora cadê todo aquele falso patriotismo, desapareceu?
Infelizmente desapareceu sim e o pior ainda é que vi pessoas, independentemente da situação financeira, idade e grau de instrução desmerecendo uma nação e comentando que o Brasil, isso mesmo uma Nação toda sendo desqualificada por causa dessa simples competição.
Não podemos confundir uma equipe desportiva com toda uma nação e mesmo que pudéssemos o que podemos fazer. Devemos acabar com aquela idéia nacional que entendemos mais que àqueles que lá estão, pois pelo que parece temos mais de 160 milhões treinadores e o egoísmo afloresce de forma exagerada e os que realmente estão lá “dando o sangue e suor”, isso sem defender os componentes da seleção mas acabou a copa então vamos “passar a régua”.
Falamos muito e mal dos argentinos, mas pelo menos eles tem peito para irem para a frente do congresso nacional em Buenos Aires ou da Casa Rosada esporem os seus descontentamentos perante ao governo.
Parafraseando uma exposição em Curitiba, imaginem a “pátria de chuteiras” na frente do congresso nacional com aquelas insuportáveis vuvuzelas cobrando mais ética, respeito, honestidade e o melhor emprego dos investimentos públicos. Cidadão vestidos de verde amarelo trabalhando de voluntários e auxiliando pessoas que sofreram com as enchentes, pessoas nos hospitais ou sei lá onde mas fazendo algo de útil para a Nação.
Ao invés de gastarem dinheiro com fogos, cerveja e churrasco, vuvuzelas, fitinhas e outros adereços parte desses gastos deveria ser posto na poupança, utilizado para comprar bens de consumo fazendo com que esta nação realmente vá esteja crescendo.
Ou até mesmo que só venhamos a doar uma pequena parcela de nosso tempo em ações sociais.
Vamos ter mais respeito para com os nossos semelhantes, nossos visinhos, colegas de trabalho e parentes.
Além de agir com honestidade, respeito vamos também começar a proteger a nossa família denunciando atos ilícitos e que venham a ferir a moral brasileira, pois não são os políticos e nem jogador de futebol que vão dar um jeito no Brasil e sim nós mesmos.
Um Brasil melhor só cabe à nós mesmos com nossas ações diárias, isso sim é patriotismo.

Um comentário:

  1. Falou tudo meu caro Artur. É extremamente irritante esse patriotismo momentâneo.

    Nossa nação não é medida pelo futebol e sim por seus feitos, por suas conquistas, pela sua identidade. Esta que é fomentada 24 horas pelo povo brasileiro que torce e luta por nosso país não somente em épocas de copa do mundo.

    Excelente post meu caro, disse tudo!!

    Abraço.

    ResponderExcluir